butiá-miúdo - meaning and definition. What is butiá-miúdo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is butiá-miúdo - definition

GÉNERO DE PLANTAS
Butia

Butiá         
m. Bras.
Espécie de palmeira.
(T. tupi?)
Butiá         
O termo butiá (derivado do tupi m'butiá'Michaelis - Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa'. Acessado em 10 de março de 2017.
butiá         
sf (tupi mbutiá)
1 Palmeira do gênero Cocos; butiazeiro.
2 Fruto de palmeiras desse gênero
B.-azedo: árvore da família das Palmeiras (Butia capitata), de cujos frutos se fabrica vinagre; cabeçudo, butiá-de-vinagre
B.-de-vinagre: o mesmo que butiá-azedo. B.-do-campo: árvore da família das Palmeiras (Butia (Cocos) eriospatha), de frutos comestíveis.

Wikipedia

Butiá

O termo butiá (derivado do tupi m'butiá) é a designação comum às palmeiras do gênero Butia, nativas da América do Sul. Possuem em geral estipe médio, com cicatriz de pecíolos antigos, longas folhas penatífidas usadas em obras trançadas, e pequenas drupas comestíveis, com semente oleaginosa.

O termo butiá pode remeter ainda, mais especificamente, à Butia capitata, uma palmeira de até 7 m, nativa do Paraguai, Brasil (de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul), Argentina e Uruguai, cujo estipe é utilizado no fabrico de papel. De seus frutos, alaranjados, se faz geleia, licor, cachaça e vinagre, e das sementes, comestíveis, se extrai óleo. Também é conhecida pelos nomes de butiá-açu, butiá-azedo, butiá-branco, butiá-da-praia, butiá-de-vinagre, butiá-do-campo, butiá-miúdo, butiá-roxo, butiazeiro, cabeçudo, coqueiro-azedo, guariroba-do-campo e palma-petiza.

Segundo a crença de algumas tribos indígenas brasileiras, o butiazeiro é uma árvore sagrada.

Há cidades que levam o seu nome, por exemplo no Rio Grande do Sul, tem as cidades de Butiá, São Pedro do Butiá e Giruá.

O termo 'butiá' na variante do idioma alemão predominante no Sul do Brasil, no Riograndenser Hunsrückisch, tanto referente à planta quanto à localidade de São Pedro do Butiá, desde os primórdios da colonização sofreu germanização e passou a ser chamado de Butioo (pronúncia transcrita em português: /bu-thió/; IPA: /b̥ʊ'djɔ/)